quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Irã espera ordem de líder supremo para fabricar bomba nuclear




Líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei



Informação foi publicada na edição de hoje pelo jornal britânico The Times


O Irã tem aperfeiçoado sua tecnologia para criar uma ogiva nuclear e apenas espera uma ordem do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, para fabricar sua primeira bomba atômica. A informação foi publicada na edição desta segunda-feira pelo jornal britânico The Times.

Segundo a publicação, que cita fontes de agências de inteligência ocidentais, a República Islâmica completou em 2003 um programa de investigação para produzir armas com urânio, criado por causa da ameaça gerada pela invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Esse programa permitiria a construção de uma bomba no prazo de um ano.

No entanto, as fontes declararam ao Times que Teerã interrompeu o projeto porque havia conseguido alcançar seu objetivo: encontrar a forma de detonar uma ogiva que pudesse ser incorporada a seus mísseis de longo alcance, os Shehab-3.

Eles disseram que, assim que o aiatolá Khamenei aprovar a construção de uma bomba nuclear, os iranianos levariam seis meses para enriquecer urânio suficiente e outros seis meses para montar a ogiva. "O Ministério da Defesa do Irã tem administrado um departamento secreto de pesquisa nuclear por anos, que emprega centenas de cientistas, pesquisadores e metalúrgicos em um programa multibilionário para desenvolver tecnologia nuclear ao lado do programa nuclear civil", diz o jornal. "Não sabemos se a decisão [de fabricar a bomba] já foi tomada", asseguraram as fontes de inteligência consultadas pelo Times.

Negociações

O governo dos EUA deu a Teerã o prazo até setembro para que as negociações sobre o programa nuclear iraniano sejam iniciadas. Mas as perspectivas de um diálogo construtivo foram minadas pela dura reação das autoridades do país contra os manifestantes reformistas, que protestam contra a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, na eleição de 12 de junho --classificada pela oposição de fraude.

O governo de Teerã tem acusado países ocidentais, como EUA e Reino Unido, de instigar as manifestações contra o regime iraniano.

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, reiterou na semana passada que não descarta um ataque militar contra instalações nucleares do Irã, se as negociações para por fim a suas ambições atômicas fracassarem.


Fonte:www.jneweb.com.br
Postado em 05 de agosto de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More