terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

EXÉRCITO NIGERIANO DEIXA LÍDER DO BOKO HARAM ESCAPAR

 Recompensa por Abubakar Shekau chega a sete milhões

Ao tomar o principal acampamento dos jihadistas na floresta Sambisa, exército recua e terrorista consegue fugir

O mais procurado líder do grupo radical islâmico Boko Haram foi deixado livre quando o exército tomou o principal acampamento dos militantes na floresta Sambisa. Tal fato ocorreu no começo deste mês, no nordeste da Nigéria, conforme revelou a rede de TV britânica BBC. Abubakar Shekau foi designado como terrorista pelo governo norte-americano. O exército ofereceu um prêmio equivalente a 8 mil dólares (cerca de 26 mil reais) por sua captura. O governo dos Estados Unidos também ofereceu um prêmio de 7 milhões de dólares (quase 23 milhões de reais) por informação sobre seu paradeiro.

 No entanto, em recente operação, os soldados estavam muito próximos da floresta Sambisa quando receberam a ordem de parar e foram obrigados a se retirar, uma testemunha que trabalha com o exército da Nigéria contou à BBC. Assim, permitiram que Shekau escapasse de seu esconderijo. Na fuga, ele deixou para trás seu boné, notebook, jaqueta e uma pistola, disse a testemunha. “Eles simplesmente fugiram. Eu os vi a olho vivo”, completa.

 O exército da Nigéria já anunciou várias vezes que havia prendido, matado ou ferido Shekau. O presidente Muhammadu Buhari também já declarou várias vezes que o Boko Haram estava tecnicamente derrotado. Mas de acordo com um comandante do Boko Haram que desertou logo após a invasão da floresta, os militantes “ainda estão armados, mas muito do que dizem é propaganda”.


Fonte: BBC

Postado: 27 de fevereiro de 2018

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More