sábado, 16 de dezembro de 2017

Caras de perseguição: crianças gostam de Wasihun nos dão vislumbres da graça

 
 A fé e a coragem de um filho nos tempos mais sombrios da vida nos assegura que, para os crentes, o sofrimento não é impossível.


 
 Em Atos 8, Felipe Evangelista esteve presente na conversão de um eunuco etíope. Embora exista algum debate escolar sobre o que a Bíblia significa para "etíope", a igreja cristã havia sido estabelecida como a religião do estado da Etiópia por 330 dC. Na verdade, a Etiópia possui uma população maioria cristã até hoje, com mais de 40 milhões de etíopes identificados como cristãos.

 Isso pode fazer da Etiópia um lugar surpreendente para os cristãos experimentar perseguição. Mas a forma como as regiões da Etiópia são divididas é principalmente por linhas étnicas - o que muitas vezes significa que os grupos religiosos tendem a se concentrar em um só lugar. Uma dessas áreas é a região de Oromia, que inclui a capital populosa, Addis Abeba. Mas, no oeste rural da região de Oromia, as religiões tradicionais ainda têm uma fortaleza significativa em algumas áreas. Nesta série focada nos filhos da igreja perseguida, encontramos a família Kemede e Wasihun, de sete anos de idade, que aos sete anos suportaram a maior perda de uma criança.

 Motuma Kemede e sua família eram os únicos cristãos em uma aldeia nesta área. Eles tentaram se dar bem com a comunidade; Motuma explicaria aos seus companheiros que não podiam participar de seus rituais por causa de sua fé. Mas sua comunidade não era receptiva, e seus esforços para compartilhar sua fé receberam ameaças e suspeitas crescentes.

 Em agosto de 2013, essas ameaças e insultos chegaram à tona.

 Era tarde da noite, e Motuma, sua esposa grávida, Buze, sua filha de 15 anos, Bachu e filho de sete anos, Wasihun, estavam dormindo junto com outras seis crianças de Motuma. Eles haviam trabalhado duro naquele dia, e chegaram em casa tarde. Eles ficaram adormecidos quando gotas pesadas de chuva sazonal caíram no telhado, um som reconfortante depois de um árduo dia de trabalho.

 A família foi despertada do sono quando uma multidão de repente abriu a porta. Havia três homens dentro de sua casa, e mais lá fora - e eles estavam lá para enfrentar Motuma.

 "Stab him!" Gritou um dos atacantes.

 A multidão agarrou Motuma e arrastou-o para fora. Começaram a vencê-lo enquanto Wasihun se agarrava às pernas de seu pai chorando. A batida finalmente parou, e Buze correu para encontrar ajuda enquanto as crianças tentavam cobrir uma ferida sangrando no pescoço de seu pai.

 Mas era muito tarde - Motuma não se recuperou de suas feridas.

 Os atacantes haviam desaparecido e o assassinato de Motuma ficaria impune. Motuma foi morto por sua fé, e sua família foi deixada para trás para tentar pegar as peças.

 Ajudando a enfrentar o sofrimento

 Pouco depois da morte de Motuma, os membros da equipe Portas aberta visitaram a casa de Kemede. Embora toda a família tenha sido devastada, a tristeza de Wasihun deixou uma impressão duradoura nos trabalhadores da Open Doors. Pouco antes de Motuma morrer, ele disse a Wasihun: "Seja forte. Cuide de suas irmãs e irmãos.

 E ainda ... Wasihun tinha apenas sete anos. Como ele poderia começar a lidar com a perda do pai que tinha sido uma das influências mais importantes e estáveis ​​em sua vida?

 Desde a morte de Motuma, a Portas abertas ajudou a família comprando alimentos, pagando as taxas escolares das crianças e apoiando o Buze em atividades geradoras de renda. Buze também se beneficiou de alívio de trauma através do programa de atendimento de viuvez Portas abertas e recebeu visitas regulares de trabalhadores Portas abertas. E uma campanha de redação de cartas resultou em inúmeras cartas, melhores votos e orações de torcedores de todo o mundo enviados por partidários do Portas abertas.

  No início deste ano, um trabalhador de campo Portas aberta voltou para a aldeia onde Wasihun vive e joga.

 Como Wasihun reagiria depois de ter tempo para processar o trauma de perder seu pai? A dor e a dor o dominariam? E a família poderia manter a fé de seu pai e marido diante de uma perda tão inimaginável?

 Uma semente de mostarda move uma montanha

 Em meio à beleza do arbusto emoldurado por montanhas, Wasihun e seus irmãos mais novos partiram para encontrar o trabalhador Portas abertas.

 "É tão bom vê-lo!" Gritou Wasihun, jogando os braços ao redor do trabalhador.

 "Obrigado por vir!"

 Deus se movia claramente na vida desse jovem, e sua coragem e fidelidade diante da tragédia eram bem evidentes.

 Não é como se Wasihun recuperasse durante a noite. Ele disse ao membro da Portas abertas que seu pai era seu herói.

 "Meu pai costumava me comprar roupas, me levar à igreja e me permitir ajudá-lo no trabalho", disse ele. "Eu o amava! Ele me amava! Ele era minha proteção. Ele me ajudou quando lutei com outras crianças no bairro ".

 Wasihun, que agora tem 11 anos, credita a Deus por ter conseguido ele e sua família através da morte de seu pai.

 "Fiquei totalmente chocado quando meu pai foi morto na minha frente, mas Deus nos confortou e nos disse que ele será o pai para cada um de nós", explica ele.

 Naturalmente, Wasihun permanece marcado pela morte de seu pai. Bachu, sua irmã, vê uma tristeza persistente em Wasihun.

 "Meu irmão estava muito perto do meu pai", disse ela. "Ele não quer mostrar suas emoções reais e não quer que nos preocupemos que às vezes é triste e deprimido".

 Mas, como Wasihun, Bachu parece confiante na fidelidade de Deus para ver sua família através da dificuldade da morte de seu pai.

 "Desde a morte do meu pai, Deus nos falou cada vez mais e nos assegurou que Ele nos ama", ela compartilhou. "Deus nos conforta. Deus nos disse que ele será nosso pai. Ele nos mostrará a Sua bondade ainda mais no meio da perseguição ". Buze diz que a proximidade de Deus era aparente na ajuda que o Portas abertas conseguiu providenciar para sua família. "Sua presença significou mais do que qualquer coisa para mim", disse ela. "Isso me fez sentir que tenho irmãos e irmãs que cuidam de nós. Minha esperança continua porque você me apoiou.

 "Com a ajuda que tive de você, consegui comprar uma vaca e alimentar meus filhos com queijo, leite e iogurte. Agora também posso comprar e vender produtos no mercado. Também muro a pimenta e a comercializo. Não consigo imaginar a vida sem sua ajuda. Eu não teria sobrevivido com nove filhos. Eu realmente amaria abençoar todos os que nos mostraram sua bondade ".

 "Eu pergunto para que todos possam ser um".

 Quando as crianças sofrem, o mundo escuta. Ouvir Wasihun lembrar a noite em que seu pai foi morto é lembrar desse fato. Mas ouvir Wasihun é outro lembrete - que, para os cristãos, o sofrimento não é impossível. A esperança de Wasihun e sua família fornece um vislumbre da graça oferecida na escuridão; um lembrete de que Deus restaura todas as coisas para si mesmo.

 Buze pode creditar a presença de trabalhadores Portas abertas para obter sua família nos primeiros dias após a morte do marido. Mas é fé como Buze - e Waishun e Bachu - que reforçará o Reino de Deus na Etiópia e em todo o mundo.

 As notícias podem ser preenchidas com histórias de sofrimento inimaginável e perseguição cristã, e ainda assim essas pessoas reais nos lembram que as manchetes têm um custo muito humano. E a fé de Wasihun e sua família lembra aos cristãos que eles são parte de One Body, servindo a um Pai, com uma missão - para que o Nome de Jesus seja conhecido em todo o mundo a qualquer custo.



Postado: 16 de dezembro de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More