terça-feira, 1 de agosto de 2017

Uma revolução digital: como o rosto do contrabando da Bíblia mudou radicalmente

 





Sessenta anos atrás, quando o Irmão André contrabandeava Bíblias para países fechados, ele carregaria seu Besouro Volkswagen com Bíblias e os levaria a áreas hostis. Mas hoje, como você pode imaginar, a tecnologia revolucionou a forma como as pessoas fazem tudo - incluindo o contrabando da Bíblia! Como resultado, o Evangelho não precisa mais ser conduzido para as cidades. Ele pode ser transmitido pela via eletrônica da internet e direto para as aldeias.

 No Oriente Médio, Open Doors é capaz de contrabando o Evangelho para o país através de meios eletrônicos. Abaixo, quatro cristãos anônimos do Oriente Médio descrevem como eles usam a Bíblia contrabandeada para difundir a mensagem de Cristo em todo o mundo árabe.

 Conheça Hafiz * e Majida *, dois profissionais altamente educados que trabalham em um dos centros agitados em uma cidade do Oriente Médio.

 Competições da Bíblia

 Essas duas pessoas, com o apoio de Open Doors, dirigem uma competição bíblica em vários sites e comunidades do Facebook para crentes cristãos árabes. "Para cada semana a competição funciona, escolhemos um capítulo bíblico diferente. Mais recentemente, de Matthew e John ", explica Hafiz. "Todos os dias pedimos aos participantes que respondam cinco perguntas. Quanto melhor eles respondem, mais pontos marcam. Os vencedores recebem um pequeno preço e reconhecimento no site e na página do Facebook ".

 Uma mulher, Raakel *, descreve o impacto das competições. "Antes da competição eu não estava lendo muito a Bíblia, mas a competição me encorajou a começar a ler a Palavra de Deus novamente. Hoje me sinto mais perto de Deus. Antes de participar dessa competição, na verdade não tinha relação com Deus, mas agora eu faço".

 Raakel não está sozinho. 5.000 pessoas já participaram dessas competições bíblicas online até o momento, informam. "Recebemos mais de cem respostas encorajadoras. As pessoas nos pedem para continuar com o concurso, porque ajuda a continuar lendo a Bíblia ", explica Hafiz.

 Cultura Maioria

 Segundo Hafiz, os cristãos no Oriente Médio são pressionados a comportar-se como a cultura maioritária. "Alguns homens cristãos, por exemplo, tratam suas esposas de maneira degradante porque é o que eles acreditam ser parte de sua cultura. Outro desafio é como os cristãos vêem Deus: alguns acreditam que ele se sente no céu esperando que eles cometeram um erro para que ele possa puni-los. Mas eles não percebem que não é quem é o Deus da Bíblia".

 É por isso que são necessárias campanhas online como a competição bíblica. As pessoas precisam de mais informações para que possam entender melhor quem é Deus e o que ele quer para eles. "Se mais pessoas realmente lêem a Bíblia", diz Hafiz, "eles entenderão melhor as importantes passagens cristãs e o que Jesus fez por elas".

Animação

 Um dos colegas criativos da Hafiz, Majida, também iniciou uma iniciativa criativa para inspirar as pessoas a aprenderem mais sobre a Bíblia. Ela criou um tipo de animação para as mídias sociais. Ela publica uma animação de quatro palavras árabes que se deslocam - por exemplo, os termos podem inlúdio palavras como "número" ou "lugar". Quando um espectador toca na tela do telefone, a animação pára e uma das palavras é destacada. Eles então publicam uma captura de tela da palavra e, em troca, recebem uma pergunta do questionário sobre uma pessoa, lugar, número ou verso na Bíblia. Depois que os jogadores postarem sua resposta, a equipe online da Majida os deixa saber se eles estão corretos.

 Estudantes e Jovens Adultos

 A iniciativa de Hafiz e Majida são apenas dois dos projetos que o Open Doors apoia no Oriente Médio que visam apoiar o corpo de Cristo e espalhar Seu amor na região. Outro projeto em andamento é a iniciativa online de Caliana * e Naiya * para envolver estudantes e jovens adultos no evangelho.

 Estes dois se conectam a jovens árabes usando pequenos clipes de vídeo no Facebook sobre problemas de estilo de vida contemporâneos. No final, há sempre um "toque", onde um link para o evangelho é revelado. "Uma mulher, uma crente cristã de um fundo muçulmano, nos enviou uma mensagem, compartilhando que ela está seguindo a Cristo, mas que ela não pode praticar sua fé em público. Nossas postagens no Facebook realmente a tocaram e ajudaram a manter-se forte ", explica Naiya," Outros cristãos dizem que esta página os ajuda a entender melhor sua fé e capacita-os para se tornar mais vocal sobre o que eles acreditam".

 Caliana relata que, em geral, muitas pessoas gostam desta mulher estão gostando do conteúdo. "Mas quando, no final, o nome de Jesus é mencionado, ou sua morte na cruz ... então muitos muçulmanos ficam com raiva e começam a nos atacar nos comentários", explica Caliana. "Especialmente a cruz. Se mostramos a cruz ... eles não aguentam isso".

 Um post sobre a Páscoa - que se centrou em torno da morte de Jesus na cruz - provocou uma grande discussão entre muçulmanos e cristãos na seção de comentários. Centenas de pessoas adicionadas ao debate. Alguns apenas defendiam sua fé; Outros estavam genuinamente interessados ​​no Evangelho. Um dos resultados tangíveis deste projeto on-line é que, em uma cidade, um grupo de estudantes "ateus" autoproclamados de um fundo muçulmano se reúnem regularmente com um pastor cristão para aprender mais sobre a Bíblia. "Eles ainda têm perguntas sérias sobre questões de vida, mas estão abertas para discuti-las. Esta é uma grande oportunidade ", diz Naiya.

 Os especialistas em mídia social no Oriente Médio relatam as três questões mais comuns que os muçulmanos perguntam sobre o cristianismo.

 Por que você tem três deuses? (Esta é uma referência à Trinity.)
 Quem come seu Deus? (Esta é uma referência à comunhão.)
 Como Deus pode ter um filho se ele não tem esposa?

 Essas perguntas demonstram quantos muçulmanos têm curiosidade sobre os ensinamentos bíblicos, mas precisam de mais informações para entender completamente os conceitos que são importantes para a fé.

 Se você é movido para apoiar o trabalho de contrabandistas digitais como os mencionados aqui, você pode clicar aqui para uma oportunidade de doar Bíblias para aqueles que vivem e ministram em países hostis.
  


 



Postado: 01 de agosto de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More