terça-feira, 30 de maio de 2017

Chuva deve ficar mais forte em Alagoas nos próximos dias, diz meteorologista

 
 Condições climáticas devem mudar a partir de quarta. Deslizamentos e inundações deixaram 7 mortos e tiraram mais de 4 mil famílias de casa


Alagoas BR
Depois do temporal que ocorreu nos últimos dias e causou estragos em Alagoas, a semana começou com menos chuvas, mas as condições climáticas devem mudar de novo a partir de quarta-feira (31). A informação é do meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

 O número de mortos subiu para sete nesta manhã. O último boletim da Defesa Civil aponta que mais de 4 mil famílias tiveram que deixar suas casas. 27 municípios decretaram situação de emergência.

 Segundo o meteorologista, embora as chuvas não sejam tão intensas quanto as do fim de semana, serão mais fortes que as que caíram ontem e hoje, podendo piorar a situação dos municípios afetados.

 “Essas chuvas estão sendo intercaladas com períodos de sol e vêm mantendo o solo muito encharcado. Qualquer pancada de chuva pode ser problemática, principalmente para área de risco”, alertou.

 A intensidade maior deve ser no Litoral e na Zona da Mata. “São pancadas isoladas e de curta duração, que não vão ser tão volumosas do que as registradas na última semana. Tem possibilidade de chuva amanhã à tarde e permanece chovendo na quinta-feira”, falou.

 Ele informou que pancadas intensas podem provocar alagamentos em áreas com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.

 “Nos últimos oito ou nove dias choveu o equivalente a um quarto do que era esperado para o ano inteiro. Choveu cerca de 700 milímetros em Maceió, o que é um volume muito acima do que choveu em 2010, na grande cheia. Essa situação era o que estava sendo esperada para todo o inverno”, falou.

 O meteorologista também chamou a atenção para os problemas causados pelas notícias falsas nas redes sociais. “Muitas vezes a gente pode deixar de salvar uma vida por causa de um boato. Isso prejudica muito nosso trabalho”.

 Marechal Deodoro foi uma das cidades que ficaram alagadas com as chuvas do fim de semana (Foto: Bruno Rios/Arquivo Pessoal)

 Entenda as fortes chuvas no Nordeste

 No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno.

 

Postado: 30 de maio de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More