quinta-feira, 25 de maio de 2017

Ataques da ISIS em Filipinas

 


 

 Por favor, orem pelo povo de Marawi, no sul das Filipinas. Ontem à tarde, extremistas do Grupo Maute desceram sobre a cidade, disparando tiros e colocando bandeiras ISIS. Três incêndios irromperam, incendiando uma prisão municipal, uma escola cristã e uma capela. Não é confirmado se foi definido pelos extremistas ou foi simplesmente um resultado dos combates.

 No chão, as pessoas estão pedindo orações. Os moradores estão ameaçados. Eles dizem que as casas estão sendo invadidas, e que as mulheres que não estão nos hijabs estão sendo levadas. As bandeiras pretas estão empoleiradas sobre um carro de polícia e um hospital. A mídia social grita com pedidos de ajuda, screenshots de textos de parentes em lockdown. Um post diz que as pessoas devem recitar o shahada quando solicitado, senão ser morto.

 A luta é dito para brotar de uma caça para Isnilon Hapilon, local Abu Sayaff líder marcado como o chefe da ISIS nas Filipinas. Hapilon não foi pego.

 O Presidente Duterte declarou a Lei Marcial em todo o sul das Filipinas por 60 dias. Ele cortou as reuniões na Rússia curto para lidar com a crise. Os militares dizem que as coisas estão no controle agora, e nega que ISIS estava envolvido, dizendo que o grupo local de Maute estava causando estragos apenas para chamar a atenção dos estrangeiros.

 Nossos contatos

 Gina *, líder do nosso time de campo, enviou uma mensagem de um crente de fundo muçulmano (MBB): "Por favor, orem pelos crentes de Jesus aqui em Marawi, para que Deus nos proteja. Os professores católicos romanos do Dansalan College foram presos pelo ISIS, incluindo o padre. "

 O Dansalan College foi criado pela United Church of Christ nas Filipinas em 1948. No seu site, diz que defende a importância do relacionamento inter-religioso, exibindo-o em primeira mão, pois tem 95% de estudantes muçulmanos e 80% de funcionários cristãos. Três edifícios na faculdade queimaram do ataque de ontem. "

Alguns alunos de um grupo cristão na Universidade Estadual de Mindanao - um dos primeiros estabelecimentos assumidos pelos Maute no cerco - escondidos em uma pensão", acrescenta o nosso pesquisador, Khalil *. "Eles estão rindo. Poderia ser porque eles são filipinos, eles podem rir de qualquer coisa, mas eu acredito que é por causa da fé que eles podem rir. "

 No momento, não há realmente nenhuma certeza sobre a situação em Marawi, mas o Senhor é uma fortaleza para os oprimidos, uma fortaleza em tempos de dificuldade. (Salmo 9: 9) "

Os militares pediram uma evacuação de Marawi", continua Khalil. "Mas não há um plano claro sobre como eles podem sair da cidade como todas as estradas estão bloqueadas e é incerto se é seguro passar por lá. Muitos não têm dinheiro para ir para casa, outros não têm veículos. "

 Por favor, orem:

 Para os estudantes presos na Universidade Estadual de Mindanao para ser libertado. Eles estão apelando que alguém confiável pode puxá-los para fora da MSU apesar dos riscos.

 Para a nossa equipa local. Khalil pede oração: "Por favor, cubra-nos em oração como temos o curso de formação de jovens Kairos agora. A maioria dos participantes são jovens MBB da tribo Sama, Tausug e Yakan. É duplamente difícil para dois dos nossos facilitadores como eles têm de liderar e ao mesmo tempo se preocupar com sua família e igreja em Marawi. "Ore para que nossa equipe seria confortada e capacitada pelo Senhor como eles ministrar aos afetados pelo cerco . Ore para que Deus lhes conceda sabedoria enquanto navegam na situação sensível. Ore para que todos os afetados sejam cobertos pela paz de Deus.

 Para o fim da luta. Ore para que o Presidente Duterte e seu governo tomem as medidas certas para enfrentar a crise. Ore pelas filiais da ISIS, para que o Senhor as impeça de prejudicar mais pessoas. Ore para que de alguma forma eles viessem ao Senhor.



Postado: 25 de maio de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More