sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Militantes ocupam cidades somali enquanto Etiópia retira tropas

 
 Militantes ocupam cidades somali enquanto Etiópia retira tropas


África
A BBC relata que a Etiópia, importante contribuinte de soldados para a missão da União Africana na Somália, retirou tropas de várias cidades. A Etiópia apontou para a falta de financiamento após a UE reduziu os fundos em 20% como a razão para a remoção. A retirada de tropas de várias outras bases deixou-os abertos para que os militantes de al-Shabaab se mudassem. Como resultado, os residentes fugiram das bases com medo da chegada esperada de Al Shabaab.

 Enquanto isso, é relatado que em 26 de outubro, militantes do Estado pró-islâmico apreenderam Qandala, uma grande cidade na região semi-autônoma de Puntland, sem qualquer oposição. Voice of America (VOA) relata que funcionários do governo fugiram antes de cerca de 60 militantes entraram na cidade e içaram sua bandeira em preto e branco. O New York Times (NYT) descreve como os moradores ficaram olhando para trás, com uma mistura de temor e temor. "Estou com medo de que esses homens matem todos - civis, soldados e funcionários", disse em uma entrevista coletiva o comissário da cidade, Jama Mohamed Khuurshe.

 O Estado islâmico está tentando fazer incursões na Somália há algum tempo, trabalhando para alavancar a influência do al-Shabaab ligado à Al Qaeda, que tem aterrorizado a Somália há anos em uma campanha para introduzir a lei da Sharia. "Os analistas temem que uma rivalidade crescente entre Al Shabaab e o Estado islâmico adicione uma nova dimensão à violência da Somália. Meia dúzia de exércitos, incluindo um contingente de Forças Especiais Americanas, já estão operando dentro da Somália. Com o governo central da Somália ainda fraco e claramente desprezado, a maioria dos analistas prevê que a Somália continuará a gerar grupos militantes durante anos ", explicou o NYT.

 Esses novos desenvolvimentos foram um mal para as poucas centenas de cristãos subterrâneos que permaneceram no país. Apesar de ser um cristão perigoso o suficiente em áreas controladas pelo governo, nossos irmãos e irmãs esperam uma maior brutalidade dos militantes, como é ilustrado pelo assassinato de 12 pessoas em um hotel no Quênia vizinho e seu subseqüente vanglória sobre a eliminação de cristãos infiéis. Agradeça ao Senhor pelos esforços da União Africana e seus aliados para trazer a paz na Somália e junte-se a nós em oração pelos crentes apanhados entre o governo opressivo e os grupos militantes violentos.

 Pai, misericordioso e justo, rezamos por nossos irmãos e irmãs na Somália e nas cidades fronteiriças vizinhas do Quênia, onde o sofrimento é tão grande. Reúna-os em seus braços de conforto. Cresce-os no conhecimento de Tua Palavra e na experiência de Tua fidelidade para que possam enfrentar o sofrimento de cada novo dia com a coragem e firmeza que o Teu Espírito Santo proporciona. Em seu isolamento, encoraje-os com nossas orações e com o conhecimento seguro de Sua presença com eles. Em meio ao sofrimento e à perseguição, expande o Teu Reino, tornando muitos a Ti na fé salvadora. Em nome de Jesus, nossa esperança segura nesta vida e na glória posta diante de nós, Amém.



Postado: 18 de novembro de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More