terça-feira, 11 de outubro de 2016

A mulher virtuosa

 
 A mulher virtuosa


O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU para ser celebrado em 8 de março de cada ano. Foi escolhido esse dia por que nessa data em 1857 várias operárias de uma fábrica em Nova York (EUA), declarando-se em greve por melhores condições de trabalho e por salários mais justos, se recusaram a deixar a fábrica.

  No incêndio, que ocorreu propositalmente, morreram 129 mulheres e muitas ficaram feridas. Creio, que apesar de já haver passado a data, ainda ser oportuno falar sobre o valor da mulher virtuosa. Deus em sua graça nos presenteou com o capítulo 31 de Provérbios a partir do versículo 10, onde o sacro autor inspirado pelo Espírito Santo tece os maiores elogios e mostra as características da mulher virtuosa. Consideremos alguns pontos salientes. Em primeiro lugar a presença dessa mulher é tão preciosa quanto rubis que é uma joia mais cara do que o ouro.

 Na parte “b” do versículo 11, diz-nos que o homem que possui uma mulher assim não necessita de despojo. Despojo era o espólio dos bens tirados dos vencidos nas guerras. Geralmente os soldados vencedores ficavam ricos. A Bíblia está dizendo que: quem possui uma boa esposa já é rico. Em segundo lugar a Bíblia diz que o coração do seu marido está confiado nela Pv. 10.11a. Numa sociedade permissiva onde os votos conjugais não valem muita coisa e a sensualidade campeia, a mulher de Deus se conserva pura e fiel a Deus e sua família. Veste-se com pudor e modéstia, conforme 1 Timóteo 2.9, e conserva-se com tanta prudência que “não dá ocasião do adversário falar mal” 1 Timóteo 5.14b. Em terceiro lugar, o texto sagrado diz que “ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias de sua vida” Pv 31.12. Ela é uma eterna benfeitora e ajudadora com palavras e ações, nos dias bons e nos dias maus.

 Mulheres há que quando o marido cai na pobreza ou doença, o “amor” se acaba e elas vão embora. Já vi isso acontecer na vida de alguns. Em quarto lugar, ela “examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto das suas mãos” Pv. 30.16. Já há 3000 anos havia mulheres que não ficavam esperando só pelo marido para suprir o orçamento da casa. Não deve ser só o marido que deve crescer intelectualmente e profissionalmente, a mulher virtuosa também se desenvolve e “planta sua vinha”. Em quinto lugar, ela faz com que “seu marido seja conhecido nas portas e se assente entre os anciãos da terra.” Pv 31.23. Quem tem a sorte de ter uma mulher virtuosa cresce no meio social. Naquela época, no mundo oriental os cidadãos de destaque e os anciãos respeitáveis de uma cidade se reuniam para deliberar assuntos de governo nos portões da cidade. Só a elite participava. Uma mulher sábia contribui para o desenvolvimento do seu marido na vida ministerial, social, política, etc. Contas-se que o presidente dos EUA viajava com a esposa e foi abastecer o veículo.

 Ao ver o frentista ela o cumprimentou alegremente e perguntou se ele sabia do paradeiro dos velhos amigos. Findo o abastecimento o presidente perguntou: “de onde você o conhece?” Ela respondeu: “Do tempo do ginásio, fomos colegas e até chegamos a um rápido namoro.” O presidente cerrou a cara e disse: “É, se tivesse casado com ele seria a esposa do frentista”. Ela retrucou: “Que nada, na minha companhia ele seria o presidente dos Estados Unidos”. Em sexto e último lugar essa mulher virtuosa será reconhecida e elogiada pelo marido e os filhos: “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva (elogia) dizendo: muitas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” Pv 31.28,29. Que Deus nosso Senhor levante mulheres desse quilate em nossa geração. Parabéns mulheres! Que o Senhor Jesus vos abençoe.

Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima é pastor
formado em Teologia e Direito, advogado,
professor de Teologia, líder da Assembleia de Deus em Alagoas
Presidente da COMADAL



 Postado: 11 de outubro de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More