Igrejas pedem oração pelos cristãos da Argélia

Um grupo de igrejas na Argélia estabeleceu o dia 18 de outubro como o Dia Internacional de Oração pelos cristãos do país. A data relembra o primeiro aniversário do...

Advogados e ativistas se manifestam contra decisão do judiciário do Irã

Advogados e ativistas escreveram uma carta aberta ao chefe do judiciário do Irã, pedindo para que a decisão de tirar a guarda de Lydia dos pais adotivos, Sam Khosravi e...

Cristão ex-muçulmano é chicoteado por beber vinho no Irã

O cristão ex-muçulmano Mohammad Reza (Youhan) Omidi foi chicoteado 80 vezes no dia 14 de outubro, por beber vinho como parte da santa ceia, no Irã. É ilegal que os...

Novos conhecimentos ajudam viúva cristã a sonhar novamente

Hoje é o Dia do Professor e a Portas Abertas agradece a todos que compartilham com os alunos a causa da Igreja Perseguida. Nesta data, também lembramos daqueles...

China e Cuba entram no Conselho de Direitos Humanos da ONU, apesar da perseguição religiosa

Países envolvidos em em violações da liberdade religiosa, como China, Rússia, Paquistão e Cuba, foram eleitos pela Assembleia Geral das Nações Unidas para o Conselho de...

Estudante cristã é morta em Bangladesh

A jovem cristã Rukhia Raut, de 23 anos, sofreu agressão sexual e depois foi morta por extremistas islâmicos. Ela era de uma família pobre do Norte de Bangladesh e cursava...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mais de 99% do sul do Sudão votam pela separação

Mais de 99% dos sudaneses do sul votaram a favor da secessão do norte, disse um oficial do referendo neste domingo no anúncio do primeiro resultado preliminar. [Foto: AP/Pete Muller]


SUL DO SUDÃO - Mais de 99% dos sudaneses do sul votaram a favor da secessão do norte, segundo um oficial do referendo que saiu neste domingo, dia 30 de janeiro, no anúncio do primeiro resultado preliminar.

"A votação para a separação foi 99,57 por cento, "disse Chan Reek Madut, o chefe adjunto da comissão que organizou o referendo, a uma multidão na capital do sul de Juba, segundo o Reuters.

O comparecimento às urnas no sul do país foi de 99 por cento, disse Madut. E mais de 60 por cento dos sudaneses do sul que vivem no norte do país votaram, com 58 por cento de votação para se separar, afirmou.

Mohamed Khalil Ibrahim, presidente da Comissão do Referendo do Sudão do Sul, disse que 99% da diáspora sul do Sudão em oito nações também votaram a favor da secessão.

Após décadas de guerra civil e de tensão permanente entre os governos do norte e do sul, parece que o sul vai finalmente tornar-se seu próprio país. O referendo de uma semana, que começou em 09 de janeiro, é chamado pelo Acordo de Paz Global 2005, que encerrou mais de duas décadas de guerra civil.

Apesar de um acordo de paz ter sido assinado em 2005, a tensão entre a maioria árabe muçulmana do Norte e cristãos africanos e animistas do Sul permaneceu elevada durante os seis anos que antecederam o referendo. Muitos temiam que a violência fosse irromper durante a votação de uma semana, mas nada ocorreu.

O Presidente do Sudão do Sul Salva Kiir, que é esperado para liderar a independência do Sul, pediu para o Sudão do Sul perdoar o Norte pelos anos de violência durante a guerra civil. Cerca de 1,9 milhões de pessoas morreram durante a guerra entre o Norte e o Sul e mais de 500 Igrejas foram destruídas no sul do país.

"Por nossos irmãos e irmãs falecidos, especialmente aqueles que caíram durante o tempo de luta, que Deus os abençoe com paz eterna," disse Kiir na catedral católica em Juba, a 16 de janeiro.

"E," continuou ele, "podemos, como Jesus Cristo na cruz, perdoar aqueles que forçadamente causaram suas mortes."

Os resultados finais do referendo são esperados para serem anunciados no início de fevereiro.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 31 de janeiro de 2011

Briga entre cristãos e muçulmanos deixa 35 mortos

NIGÉRIA

NIGÉRIA (23º) - Trinta e cinco pessoas morreram na semana passada em confrontos entre cristãos e muçulmanos no centro da Nigéria, informou a polícia.

Por telefone à AFP o chefe da polícia do estado de Bauchi, Abdulkadir Mohamed Indabawa declarou que “trinta e cinco pessoas morreram na quinta-feira em confrontos religiosos em Tefawa Balewa".

Os incidentes foram iniciados quando um desconhecido queimou a mesa de bilhar de um cristão, que discutia com um jovem muçulmano por dinheiro.

Durante os ataques foram destruídos cerca de 50 casas e cinco mesquitas. Eles se estenderam por horas e só terminaram com a intervenção da polícia, segundo o policial.

Bauchi é um dos 12 estados de maioria muçulmana do norte nigeriano nos quais o grupo islâmico Boko Haram provocou no ano passado uma onda de violência indiscriminada que resultou na morte de mais de 700 pessoas.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 31 de janeiro de 2011


Caso do cristão Alim é revisto e veredito continua desconhecido

Alimujiang Yimiti, sua esposa Guli Nuer e um dos filhos


CHINA (16º) - Num grande progresso na campanha de reverter a injustiça feita ao cristão uigur preso Alimujiang Yimiti (também conhecido como Alimjan Yimit ou Alim), a Alta Corte do Povo da Região Autônoma de Xinjiang Uyghur em Urunqi, China, aceitou seu apelo para que seu caso fosse revisto em novembro de 2010.

Em março passado, esta mesma corte manteve após apelo a sentença de quinze anos imposta pela Corte Intermediária do Distrito de Kashgar, em outubro de 2009, ao então agricultor de plantações de frutas pelo suposto vazamento de segredos de estado.

Esta sentença foi anunciada três meses depois do fim do segundo julgamento a portas fechadas que foi realizado para substituir o primeiro realizado um ano antes em 27 de maio de 2008.

Foi durante o primeiro julgamento que o caso foi reenviado para a polícia de Kashgar devido à falta de evidências. Enquanto eles esperaram que época politicamente sensível durante as Olimpíadas de 2008 na China passasse, tentaram construir o caso contra Alimujiang.

As primeiras acusações espúrias contra ele de incitar o separatismo étnico e propagar ilegalmente sua fé cristã foram abandonadas, enquanto durante todo o tempo Alim padecia em uma prisão pré-julgamento completamente sem contato com sua família.

O apelo

Em 17 de dezembro de 2010, o advogado Li Dunyong da Firma Gongxin de Advocacia de Pequim foi a Urumqi em Xinjiang e se encontrou com Gulinuer (Gülnur), esposa de Alimujiang, para discutir sua viagem para visitar seu marido na prisão.

Os arquivos sobre o caso do cristão estão no idioma uigur, que Li Dunyong não entende. Então, a família de Alimujiang encontrou um advogado uigur para ajudá-la Eles reviram o caso juntos e preparam a apelação para o caso de Alimujiang.

No segundo dia, Li Dunyong, o advogado uigur e a família de Alimujiang foram juntos à Alta Corte do Povo de Xinjiang e falaram com o juiz Kadeer, que está responsável pelo caso de Alimujiang.

No entanto, o juiz advertiu a família a não gastar mais dinheiro com advogados, alegando que seu colegiado havia estudado o caso e já tinha uma decisão, que seria apresentada na semana seguinte. A decisão não foi apresentada.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 31 de janeiro de 2011


Notícias sobre supostas ressurreições em Teresópolis repercutem no exterior

Site gospel informou supostas ressurreições no Rio


Capa de jornal de Teresópolis foi alterada pelo site para divulgar suposto milagre

O Brasil passou recentemente pelo maior desastre natural de sua história. Enquanto centenas de pessoas choram seus mortos e outros milhares ainda precisam de ajuda, boatos que rondam esse tipo de situação surgem a todo momento.

Infelizmente, algumas notícias falsas chegaram também à internet e foram reproduzidas nesta semana no Heling Herald. O site cristão divulgou uma nota sobre a suposta ressurreição de 16 pessoas em Teresópolis. Para piorar, a imagem de capa do jornal Diário de Teresópolis foi manipulada digitalmente para tentar atestar o que foi chamado de “sinal divino”.

Propriedade de membros da igreja Bethel, na Califórnia, o site cristão se diz especializado em relatar curas e milagres. Eis um trecho da matéria que, segundo o Hearling Herald, teria sido extraída do jornal Diário de Teresópolis: Uma enfermeira está liderando uma equipe de missionários formada por médicos e enfermeiros no Brasil. Eles saíram em 13 de janeiro e ficarão por lá até o dia 28 de janeiro. No dia 12 houve grandes enchentes no Brasil e mais de 600 pessoas morreram. Eles não viajaram por esse motivo, mas estavam lá quando tudo aconteceu.

Vítimas do desastre das enchentes

Apenas uma pessoa da equipe já havia experimentado o poder do Espírito Santo em milagres! Ela pediu a amigos para que orassem, e eles atenderam. Um amigo enviou-lhe um curto e-mail no dia 13, com uma palavra pequena, e ela conta como a equipe foi abençoada por aquilo. Na noite seguinte, o mesmo amigo lhe enviou outro e-mail. A enfermeira disse que quando leu o e-mail para sua equipe na capela, no sábado (15/1) pela manhã, todos os membros da equipe caíram sob o poder de Deus. Elas ficam incapazes de se mover por mais de uma hora, enquanto alguém relia o e-mail sem parar. Depois, o Espírito Santo lhes disse para ir ao necrotério orar pelos mortos e eles obedeceram imediatamente. [...]


Eis a transcrição da suposta notícia do jornal brasileiro, segundo o Healing Herald:

CALEME, Teresópolis, Brasil – As pessoas do bairro do Caleme testemunharam sábado (5/1), corpos ressuscitados dentre os mortos na rua. Outros 10 corpos do necrotério foram trazidos de volta à vida. Uma mulher que morreu afogada também voltou a viver. As pessoas em Caleme informaram que cinco homens estrangeiros se aproximaram dos corpos e gritaram: “Levante-se [sic] e vivam em nome de Jesus”. Os corpos começaram a tremer, se levantaram, caminharam e agora todos estão vivos. Os outros que voltaram à vida estavam no necrotério desde quarta-feira. As pessoas têm falado com os ressuscitados, que ainda estão fracos, mas que foram capazes de relatar: “Eu estava em um lugar escuro, com muitas pessoas chorando, gritando. Eu estava dormindo? Agora eu estou vivo! “. “Eu sei que estava morta. Eu estava em um lugar escuro, feio. Não sei o que aconteceu, mas estou de volta à vida. Deus está vivo”. As famílias desses mortos agora comemoram com muita alegria. Há esperança no bairro Caleme desde sábado.

Jornal alterado

Sediado em Teresópolis, o site Badarts publicou uma denúncia repudiando a falsa notícia. Depois de receber e-mail contestando os fatos apresentados, desde ontem o site da igreja norte-americana exibe um alerta de que a notícia “pode não ser verdadeira”, mas diz confiar em suas fontes. Deixa ainda explícito na nota que acreditar ou não no milagre é uma escolha do leitor.

Infelizmente, parte da chamada “imprensa cristã” não checa as fontes e divulga fatos que não podem ser comprovados. Apelar para a fé e supostamente defender a “ação de Deus” em casos como esse é uma manipulação da notícia e dos leitores. Esse tipo de notícia se espalha rapidamente na internet e foi reproduzida como fatual em vários sites e divulgada no Twitter (reprodução abaixo). Não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece, como já noticiamos.



Postado em 31 de janeiro de 2011

André Valadão: "Jesus curou os meus rins"

Cantor André Valadão


Cantor testemunhou cura dos problemas renais que foram diagnosticados em 2010

Na última terça, 25, no culto que realiza na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG), André Valadão contou uma bênção mais que especial: sua cura de problemas renais diagnosticados no início de 2010.

Segundo o cantor, 50% da funcionabilidade de ambos os rins estava prejudicada e, pelo diagnóstico, a hemodiálise seria o caminho que o cantor trilharia. Ele iniciou um tratamento longo, à base de corticóides, que lhe rendeu uma aparência mais 'inchada', apesar do cantor ter emagrecido 4kg no período.

"O diabo quis me afrontar, dizendo que iria tomar os outros 50% restante dos meus rins, mas tomei a posição de continuar tomando vidas do inferno. Não parei em momento algum, continuei pregando e cantando por toda a parte. Se antes eu louvava ao Senhor, hoje, então, louvo muito mais", conta.

No dia 24 de janeiro, ao retornar para uma consulta de rotina, o médico de André constatou que a doença havia estagnado, cessado, e que os rins estavam em sua normalidade, e que começaria a diminuição gradativa da dosagem dos medicamentos. “Estou muito feliz porque, para a honra e a glória do nome do Senhor, estou curado!”, comemorou.

E a animação também se reflete na vida profissional do cantor: ele começa, no próximo dia 31, a turnê de seu mais novo álbum, Minhas Canções, um projeto que conta com uma parceria mais que abençoada: letras do Missionário R.R. Soares com melodias e arranjos de André e de Ruben di Souza, seu parceiro musical.

O CD, aliás, vai de vento em popa: já é Disco de Ouro e caminha a passos largos para Disco de Platina, com vendagem superior a 80 mil cópias. Além da felicidade de uma nova turnê, André já está em fase de preparação para mais um CD e DVD ao vivo, a ser gravado, ao que tudo indica, ainda no primeiro trimestre de 2011.



Postado em 31 de janeiro de 2011

Caetano Veloso conta que filhos são evangélicos da Universal

Caetano Veloso falou sobre Deus e o mundo e expôs seu particular universo



Tom e Zeca são filhos dele com Paula Lavigne, sua última mulher e atual empresária

O músico Caetano Veloso abriu as portas do seu apartamento no Leblon, no Rio, para a revista Serafina, e conversou sobre família, carreira e política. Entre outras coisas, contou que seus dois filhos mais novos são evangélicos frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus.

Os meninos, Tom e Zeca, são filhos dele com Paula Lavigne, sua última mulher e atual empresária. "Minha geração teve que romper com a religiosidade imposta, a deles teve que recuperar a religiosidade perdida", disse o cantor sobre o assunto.

A respeito do crescente poder dos evangélicos no Congresso e na mídia, relativiza: "A Record não tem mais rabo preso com o bispo do que a Globo tem com o cardeal". Assinantes da Folha e do UOL podem ler aqui a íntegra da entrevista, feita por Morris Kachani.

A Serafina desta semana traz ainda reportagens com a atriz americana Natalie Portman, que protagoniza o filme indicado ao Oscar "Cisne Negro"; entrevista com o jornalista Diogo Mainardi, que fala sobre o filho com paralisia cerebral, e uma conversa entre o craque Ronaldo e o publicitário Washington Olivetto.



Postado em 31 de janeiro de 2011

Segundo G1, maioria dos deputados é contra o aborto



Portal divulgou levantamento sobre 13 temas polêmicos para a próxima legislatura

O G1, portal de notícias da Globo, divulgou neste sábado (29) dados de um levantamento feito com 414 deputados dos 513 que vão formar a nova Câmara a partir do dia 1º de fevereiro, terça-feira. Os parlamentares foram questionados sobre 13 temas polêmicos. Entre eles, a descriminalização da maconha e do aborto.

Segundo o G1, a descriminalização do aborto, tema que ganhou destaque na campanha presidenciável em 2010, é rejeitada pela maioria dos deputados da futura legislatura. Em resposta a pergunta "É favorável à descriminalização do aborto?", 267 disseram "não", 78, "sim", 37, "em termos", e 32 não souberam responder, totalizando 414 dos 513 deputados que farão parte da nova legislatura.

Ainda segundo o portal, os 267 deputados que se declaram contra a descriminalização do aborto representam 52% dos 513 que comporão a Câmara e 64,4% dos 414 que responderam ao questionário.

Projetos sobre o Aborto

Desde a década de 1990, mais de 50 projetos sobre o tema aborto foram apresentados na Câmara dos Deputados. A maior parte propõe mudanças em artigos do Código Penal, para abrandar ou aumentar penas a médicos e mulheres que praticam o aborto.

Outros projetos propõem a liberação total do aborto, estipulando prazos de até 90 dias de gestação para a prática; outros regulamentam o aborto apenas para casos de fetos sem cérebro ou com má-formação. Alguns dos projetos aguardam apreciação do plenário desde 1991.

Maconha

Os 298 que se declaram contra a descriminalização da maconha representam 58% dos 513 que comporão a Câmara e 71,9% dos 414 que responderam ao questionário.

À pergunta "É a favor da descriminalização do uso da maconha?", 298 disseram "não", 63, "sim", 21, "em termos", e 32 não souberam responder, totalizando 414 dos 513 deputados que farão parte da nova legislatura, que se inicia na terça-feira (1º).

O último projeto sobre a descriminalização do uso da maconha no Brasil foi apresentado na Câmara em dezembro de 2001, pelo ex-deputado Marcos Rolim, do Rio Grande do Sul, na época no PT.

Religião dos deputados

De 414 deputados que responderam a questionário proposto pelo portal, 309 (74,6%) se declararam católicos, e 43, evangélicos. Os parlamentares que se declararam espíritas foram 8. Outros 13 disseram ser cristãos, mas não especificaram se seguem uma religião. Oito disseram não ter religião.

De acordo com o último dado disponível do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo de 2000 (os dados de 2010 ainda não foram finalizados), 73,5% dos brasileiros se declaravam católicos, enquanto os evangélicos somavam 15,4% da população.

Temas do levantamento

Os deputados foram questionados sobre a descriminalização do aborto, da maconha, sobre uso de dinheiro público na campanha, jornada de 40 horas semanais, redistribuição dos royalties do pré-sal, liberação de bingos e caça-níqueis, punir pais que batem nos filhos, fim do fator previdenciário, plebiscito sobre a maioridade penal, fim da assinatura básica de telefone, Nova CPMF para financiar a saúde, voto em lista fechada, piso salarial nacional para policiais.


Postado em 31 de janeiro de 2011

Pastor Arnóbio Tavares representa Alagoas em convenção no Piauí

Convenção 2011 da AD no Piauí


Evento foi realizado nos dias 18 a 22 de janeiro

Na capital do Piauí, em Teresina, foi realizada, nos dias 18 a 22 de janeiro, a Convenção Estadual de Pastores da Assembleia de Deus no Estado do Piauí (CEADEP), convenção liderada pelo pastor Nestor Henrique Mesquita.

Representando o pastor-presidente de Alagoas esteve o pastor Arnóbio Tavares Lima (líder da AD em Rio Largo). O evento foi muito abençoado e brilhante. Na oportunidade, o Pr. Nestor Henrique, acompanhado de autoridades eclesiásticas e políticas, inaugurou, na manhã de quarta-feira, 19 de janeiro, o Complexo Fé, Ação, Esperança e Amor.

O complexo possui um templo com a capacidade para duas mil pessoas, refeitório, dormitórios e sede administrativa da convenção. No encerramento, houve consagração de 59 evangelistas e 38 ordenados a pastores. Confira as imagens.


Postado em 31 de janeiro de 2011

sábado, 29 de janeiro de 2011

Dia de oração pelos cristãos egípcios

Crianças em frente a igreja copta no Egito


EGITO (19º) - Um dia de oração dedicado aos cristãos do Egito acontecerá sábado, dia 29 de janeiro, em Londres. O evento será realizado pela britânica organização dos direitos humanos Christian Solidarity Worldwide (CSW, sigla em inglês), junto da United Action, que apoia os cristãos do Egito.

De acordo com uma nota de imprensa da CSW, o evento interdenominacional será dirigido pelo bispo Angaelos, chefe da Igreja Copta do Reino Unido, pelo Dr. Raafat Girgis, um dos maiores especialistas em história do cristianismo no Egito, pelo pastor Wagih Abdelmassih, da igreja evangélica árabe e pelo pastor Ian McCormack, das Assembleias de Deus.

Ibrahim Habib, da União Copta da Grã-Bretanha, e os representantes da CSW discutirão os desafios dos cristãos do Egito.

A CSW informou que o início de 2011 foi marcado pela violência religiosa contra os cristãos no Egito, que compõem cerca de dez por cento da população.

O bombardeio na Igreja copta em Alexandria, na véspera de Ano Novo, matou 21 pessoas e feriu 80 outras. Em 11 de janeiro, um cristão de 71 anos foi assassinado, e sua mulher e outras quatro ficaram feridas, quando um atirador abriu fogo em um trem que ia para o Cairo.

Em 2010, seis cristãos coptas foram atacados a tiros quando deixavam a Igreja, após a missa de Natal, dia 6 de janeiro, em Nag Hammadi. Em março, um ataque a uma grande igreja em Marsa Matrouh deixou 24 feridos. Em novembro, uma igreja localizada no bairro de Talibiya, distrito de Giza, foi vítima de violentos protestos, nos quais dois cristãos foram mortos pela polícia de segurança do Estado.

O diretor executivo da CSW, Mervyn Thomas, que falou no dia 09 de janeiro na missa em memória das vítimas dos atentados de Alexandria, disse em um comunicado à imprensa: "Estamos contentes de nos unir com a United Action pelos cristãos do Egito, à União Copta da Grã-Bretanha e aos membros interdenominacionais de igrejas para orar pela paz no Egito. Estamos ansiosos em receber líderes da igreja e especialistas sobre o país para orarem conosco e, assim, nos solidarizarmos com a igreja egípcia."

Pedidos de oração:

  • Ore pela vida dos cristãos coptas, já que tem sido alvos de constantes ataques.
  • Ore por um avivamento entre os cristãos coptas e para que haja ousadia na pregação do evangelho, bem como a perseverança dos ex-muçulmanos sob pressão para retornarem ao islamismo.
  • Ore pelas autoridades, para que vejam o testemunho de Cristo na vida dos nossos irmãos e se rendam a Ele.
  • Ore pela vida dos cristãos e pelos que perderam seus familiares ou entes queridos nos ataques contra os coptas; ore para que seus corações sejam confortados pelo amor de Cristo e assim, O conheçam.

Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 29 de janeiro de 2011

Mulher é seqüestrada e morta na Somália por ser cristã

Perseguição na somália


Extremistas islâmicos são acusados pelo crime

Asha Mberwa, 36 anos, foi capturada e morta por islâmicos extremistas da milícia de Al Shabaab no dia 7 de janeiro. Asha era cristã e foi brutalmente assassinada com cortes na garganta. O crime teve como testemunhas alguns moradores do vilarejo Warbhigly.

Asha Mberwa era casada e mãe de quatro filhos. Segundo informações ela deixou filhos de 12, 8, 6 e 4 anos. Na hora do seqüestro, o marido de Asha não estava em casa. Depois do crime, Abdinazir Mohammed Hassan, marido de Asha, mudou-se para um lugar desconhecido. As crianças estão sob cuidados de terceiros em Mogadíscio.

Antes do crime, um parente chegou a planejar a mudança da família para evitar problemas, mas não conseguiu evitar o pior. Segundo informações, extremistas da Al Shabaab, que controlam uma grande parte de Mogadíscio confirmaram que ela havia se tornado cristã.

Ainda de acordo com um parente de Asha, ela estava recebendo mensagens ameaçadoras, depois que Al Shabaab monitorou suas comunicações. Segundo a Portas Abertas a Somália é o 5º país no ranking de perseguição aos cristãos no mundo.



Postado em 29 de janeiro de 2011

Frente Parlamentar Evangélica terá dois deputados a menos

Deputado Marcos Rogério, evangélico de Rondônia


Sinval Malheiros (SP) e Marcos Rogério (RO) estão fora da nova legislatura

A Justiça Eleitoral de São Paulo decidiu recontar os votos do pleito de 03 de outubro de 2010 o que modificou o resultado divulgado anteriormente. Essa nova recontagem incluiu os votos do deputado Paulo Maluf que substitui o Dr Sinval Malheiros (PV-SP), evangélico e médico da cidade de Cantanduva.

Segundo informações da Frente Parlamentar Evangélica, o fato é lamentável, contudo respeita a decisão do TSE. Dr Sinval Malheiros estava sendo aguardado com expectativas para reforçar os grandes eventos e polêmicas que a FPE tem na pauta para essa 54ª legislatura.

Dr Paulo Maluf (PP-SP), ex-governador e ex-prefeito paulistano concorreu a reeleição com o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por conta de condenação por improbidade administrativa (compra de frangos congelados para a prefeitura de São Paulo na década de 1990). Seus 497.203 votos não foram computados na data da proclamação do resultado do pleito. O TSE acatou a contestação do parlamentar e seus votos, por conseguinte, alteraram o quociente eleitoral que terminou tirando a vaga do Dr Sinval.

Outro deputado eleito que perde a vaga é Marcos Rogério, evangélico de Rondônia. O ex-deputado Natan Donadon (PMDB-RO) que renunciou ao mandato e teve o registro de sua candidatura indeferido pelo TJRO, concorreu assim mesmo e teve votação suficiente para ser eleito. A despeito do indeferimento, Natam vai tomar posse na Câmara por conta de uma liminar concedida pelo ministro do STF Celso de Mello. Essa decisão tira Marcos Rogério da lista dos anteriormente proclamados eleitos em Rondônia.

Na próxima semana, o Senado e a Câmara escolherão quem presidirá as duas Casas pelos próximos dois anos e também elegerão suas respectivas Mesas. No dia seguinte (2), sessão solene do Congresso dará início à nova legislatura, a 54ª, e se iniciarão os trabalhos de mais um ano legislativo.



Postado em 29 de janeiro de 2011

Filme de terror traz pastor como personificação do "mal"

Protestos no Festival de Sundance


Igreja Batista Westboro faz protesto em frente ao festival

Um filme no Festival de Sundance, Estados Unidos, tem causado uma grande polêmica. Red State, uma produção indepente de Kevin Smith, estreou sob protestos de membros da Igreja Batista Westboro. Red State é um filme de terror que conta a história de três adolescentes que vão ao encontro de uma garota que encontraram na internet e que se dizia viciada em sexo. A busca pela garota é interrompida por um grupo de fanáticos religiosos que espalham ódio sob a liderança de um pastor com ideias terríveis.

O filme tem inspiração nos atos da igreja Batista Westboro, que realiza piquetes contra práticas homossexuais e até contra o presidente norte-americano, Barack Obama. Os protestos são marcados por gritos e placas com mensagens fortes.

O 27º Festival de Cinema de Sundance teve início no último dia 20 e além da estreia de Red State conta com aproximadamente 120 filmes em sua programação de exibição. Entre eles está um dos maiores sucessos de bilheteria brasileiros, Tropa de Elite 2.


Postado em 29 de janeiro de 2011

Aumento do uso de chips preocupa estudiosos da Bíblia

Implantação de chip


Em documentos ou subcutâneos, tecnologia vem crescendo no mundo

Muitos fieis e estudiosos voltam sua atenção de um modo muito especial (e peculiar) para o último livro da Bíblia, o Apocalipse. João, servo de Deus, recebeu de um anjo revelações sobre o tão falado fim dos tempos. “Bem-aventurados os que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Apocalipse 1.3).

João cita suas visões tais e quais as teve, cheias de simbolismos e alegorias, em uma linguagem altamente metafórica. E justamente aí vem uma grande confusão por parte de intérpretes da Bíblia: enquanto uns defendem que tudo é falado simbolicamente, outros defendem que o conteúdo tem de ser levado ao pé da letra – o que não diz respeito somente ao Apocalipse, mas a toda a Palavra Sagrada.

Há em Apocalipse a figura do anticristo, um líder mundial que, alegando querer manter a ordem, seria carismático a ponto de desviar os fiéis de Deus. O mesmo texto fala da “marca da besta”, uma distinção dada a todos os adoradores do reino do mal. Independentemente da raça ou da classe social, a citada nova ordem mundial impõe algo a todos os seres humanos, “… faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte…” (13.16) Tal marca seria obrigatória entre os conscientes e inconscientes seguidores da besta, com o aval da figura de autoridade do anticristo. A identificação seria usada como uma espécie de documento oficial, “para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca…” (13.17).

O chip subcutâneo

Ultimamente, com o advento de aparatos tecnológicos que só existiam na ficção científica de pouco mais de 100 anos para cá, tem sido muito discutido o chip de identificação subcutâneo, um dispositivo eletrônico menor que um grão de arroz que, sob a pele, traz todas as informações de seu portador. O chip funcionaria mais ou menos como hoje funcionam os demais documentos convencionais: carteira de identidade, cartões de crédito e débito, crachás para entrada em empresas e instituições, entre outros. Mas também teria caráter de localizador: com o Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System – o famoso GPS), toda pessoa poderia ser localizada via satélite.

Os cientistas que elaboram o chip, que já está inoculado em algumas pessoas e animais para testes, alegam que ele seria muito útil para fins de resgate, por exemplo. Ao digitar o código do chip, o satélite mostraria onde está seu portador em meio a uma grande mata, ou mesmo em um centro urbano.

Chips em documentos

Na documentação tradicional, o microchip também já chegou. Cartões bancários e documentos de identidade já são elaborados com as pequenas peças de silício com todas as informações necessárias. Em alguns meses, começarão a ser distribuídas no Brasil as novas carteiras de identidade eletrônicas, com as informações escritas, como nas convencionais, com foto, mas também com o histórico do cidadão em um chip na sua extremidade.

Motivo de alarme?

Cristãos de todo o mundo veem no chip subcutâneo e nas identidades com chip sinais de que seriam as tão faladas “marcas da besta” do Apocalipse. Muitos pensam, inclusive, em evitá-los. A série de filmes em longa-metragem Deixados para Trás, lançada pelo circuito independente norte-americano e muito popular no mercado de vídeo brasileiro, mostra o fenômeno sobrenatural do arrebatamento e a obrigatoriedade da implantação do chip, a ponto de que quem se recusasse a ele fosse preso pelas autoridades. Os filmes chegam a mostrar agentes do FBI aprisionando simples cidadãos que se negam a ter o chip sob a pele. Especula-se que o aparelho funciona melhor no dorso da mão, ou na testa, o que até agora não foi oficialmente comprovado.

Parecer teológico

Segundo o teólogo e mestre em filosofia Jonas Madureira, não há qualquer indício na Bíblia de que os chips, em qualquer forma, sejam a tal “marca da besta” – pelo menos até agora. Acontece que o Apocalipse é um livro confuso até mesmo para os maiores estudiosos dos textos sagrados, cheio de enigmas e metáforas – como referido no início da matéria.

Madureira explica que muito dessa confusão se dá pelas diferentes correntes de estudiosos. “Enquanto um grupo, mais moderno, defende que muito na Bíblia está em forma de metáfora, de simbolismo, outra corrente mais tradicional afirma que tudo deve ser interpretado ao pé da letra”, esclarece o teólogo. Jonas explica que nas décadas de 20 e 30 do século passado, os liberais, que preferem a interpretação metafórica, ganharam destaque. Para contrariá-los, os fundamentalistas, mais tradicionais, defendem a literalidade dos textos bíblicos. Para completar o imbróglio, há também correntes que, embora não sejam liberais, aceitam a interpretação baseada no simbolismo.

Há quem ache realmente, mesmo nos círculos evangélicos, que os quase onipresentes chips de silício são o falado selo do anticristo. Outros defendem que a tal marca citada em Apocalipse não seria física, mas espiritual. No tocante a ambas as interpretações, vale salientar que nada está comprovado e que qualquer informação não passa de especulação, embora estudos bastante sérios estejam em andamento.

Desde os tempos bíblicos, a marca que distingue o verdadeiro cristão está tanto em suas atitudes quanto em seu coração. Quem busca verdadeiramente a Deus tem seu futuro garantido, nestes tempos ou mesmo no fim deles. De qualquer modo, uma dica final de João no próprio Apocalipse resume tudo o que foi dito no livro final da Bíblia: “… Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (22.17).



Postado em 29 de janeiro de 2011

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Grupo de direitos humanos critica tratamento de cristãos coptas

Igreja Copta Ortodoxa no Egito


EGITO (19º) - A base norte-americana de Observação dos Direitos Humanos (HRW, sigla em inglês) acusa o Egito de "grande discriminação" contra os cristãos e outras minorias religiosas, em seu relatório anual de 2010, divulgado na segunda-feira, dia 24 de janeiro. Eles também destacam a repressão de dissidentes políticos.

"Embora a Constituição egípcia determine a igualdade de direitos sem restrição à religião, há uma discriminação generalizada contra os cristãos egípcios, assim como a intolerância oficial às seitas heterodoxas muçulmanas", disse a HRW.

Os cristãos do Egito, que compõem cerca de 10% da população de 80 milhões, se queixam de discriminação sistemática e de exclusão dos principais cargos públicos.
Os cristãos coptas têm sido alvo de muitos ataques e afirmam que o governo falhou em reconhecer e lidar com o problema sectário no país.

No dia de Ano Novo, mais de 20 pessoas foram mortas em um ataque a uma igreja na cidade mediterrânea de Alexandria, um ano depois de seis coptas e um policial muçulmano serem baleados em um ataque de Natal.

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, rejeitou os apelos ocidentais para a proteção da minoria cristã do Egito como sendo uma interferência em assuntos nacionais.

"Eu digo aos países que pedem a proteção dos coptas do Egito que o tempo para a proteção externa e de tutela acabou e não retornará. Não aceitaremos qualquer pressão ou interferência nos assuntos do Egito", disse o presidente em um discurso, domingo, dia 23 de janeiro, marcando o Dia da Polícia.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 28 de janeiro de 2011

Quatro ataques contra cristãos no mesmo dia

Karnataka, na Índia


ÍNDIA (32º) - Cristãos do estado de Karnataka , na Índia, foram alvo de ataques dos extremistas hindus durante todo o dia, domingo, 5 de dezembro. Em Kenger Upanagara, bairro pobre de Bangladore, cerca de 5 cristãos foram ameaçados e aterrorizados, quando sua igreja foi atacada por extremistas.

No distrito de Shimoga, quatro cristãos foram arrancados de suas igrejas e espancados em dois incidentes isolados. As vítimas foram detidas pela polícia, sob falsas acusações de que tentavam converter os hindus. No mesmo dia, um grupo de 40 extremistas cercou outra igreja em Bangladore, jogando pedras e gritando slogans anticristãos.

Sajan George, presidente do Conselho Global de Cristãos Indianos (GCIC), disse que os incidentes foram “um reflexo da falta de segurança da vulnerável minoria que corresponde à comunidade cristã” e relatou que tal violência foi “um indicador da atmosfera de medo, perseguição, assédio e terror em que vivem os cristãos que praticam sua fé em Karnataka.

Kartanaka é governada pelo partido nacionalista hindu, Bharativa Janata Party (BJP), que chegou ao poder em maio de 2008. Desde então, houve mais de 200 incidentes contra os cristãos.

Pedidos de oração

• Ore pelos cristãos que foram ameaçados e espancados nos incidentes de 5 de dezembro, para que Deus lhes dê força e graça para perdoarem seus agressores.
• Ore por todos os crentes da Índia, para que sejam livres para adorar a Deus sem perseguição.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 28 de janeiro de 2011


Mãe de quatro crianças é assassinada por causa de sua fé

SOMÁLIA



SOMÁLIA (5º) - A mãe de quatro crianças foi assassinada por causa de sua fé cristã, no dia 7 de janeiro, na periferia de Mogadíscio, Somália, por extremistas islâmicos da milícia de Al Shabaab, disse um parente da vítima.

O parente, que pediu para não ser identificado, disse que Asha Mberwa, 36, foi assassinada no vilarejo de Warbhigly: os islâmicos extremistas cortaram sua garganta na frente dos moradores, que saíram de suas casas como testemunhas.

Ela deixou seus filhos – de 12, 8, 6 e 4 anos – e seu marido, que não estava em casa na hora em que ela foi capturada. O marido dela, Abdinazir Mohammed Hassan, mudou-se para um lugar desconhecido.

O parente que falou conosco disse que tinha ligado para ela no dia 5 de janeiro, para planejar levar sua família para outra área.

Os extremistas da Al Shabaab, que controlam uma grande parte de Mogadíscio, tinham como monitorar as ligações e confirmaram que ela tinha se tornado cristã. Ele disse que "Asha estava recebendo mensagens ameaçadoras", depois que Al Shabaab monitorou suas comunicações anteriores com ela.

O parente de Mberwa, que tem sua localização sob sigilo por motivos de
segurança, disse que um "bom samaritano" em Mogadíscio está cuidando dos quatro filhos dela, que continuam a chorar por sua mãe.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 28 de janeiro de 2011

Descoberta em Israel coloca em xeque a teoria evolucionista

Dente de 400 mil anos descoberto em Israel


Publicação na Science vai mudar mapa da ocupação do planeta pela espécie humana

O que é que esta gente estava fazendo lá? Essa é a pergunta que arqueólogos pelo mundo inteiro estão se fazendo agora, com a publicação de um trabalho na Science que vai mudar o mapa da ocupação do planeta pela espécie humana. O que aconteceu foi que arqueólogos encontraram artefatos humanos fora da África muito antes de os humanos terem saído da África - eles não precisaram se esforçar muito para perceber que isso não fazia muito sentido. Um dos achados são dentes numa caverna no centro de Israel. A descoberta muda todo o quadro do processo evolutivo aceito até hoje pela comunidade científica.

É consenso há décadas que o homo sapiens (classificação do homem segundo a teoria evolucionista) surgiu na África há 200 mil anos e saiu do continente para ocupar todos os cantos do mundo há 60 mil. Mas as ferramentas humanas de cortar, furar e raspar (especialmente coisas parecidas com machados) encontradas nos Emirados Árabes têm 125 mil anos. Os donos dos machados poderiam, de fato, ter atravessado o Mar Vermelho com certa facilidade, molhando apenas as canelas. O mar estava, dizem os climatologistas, bem mais seco na época, tendo várias regiões rasas.

Os livros didáticos, então, terão de alterar seus números nas próximas edições. "O estudo levanta muito mais perguntas que respostas", diz Jeffrey Rose, arqueólogo da Universidade de Birmingham (Reino Unido). Ele fala isso porque ninguém sabe se essa expedição humana pioneira teve sucesso (e então seria razoável imaginar que eles acabaram chegando em regiões como a Índia e até a Austrália) ou se estamos falando apenas de uma meia dúzia de perdidos que se afastaram da África e acabaram morrendo, sem deixar descendentes.

Se a última hipótese for a verdadeira, a resposta para a pergunta que inicia este texto é simples: estavam, sim, desbravando a região, mas acabaram fracassando e não são nossos ancestrais, honra que fica reservada mesmo para grupos que saíram da África milhares de anos depois, como já se imaginava.

Mas é difícil cravar essa conclusão. Primeiro porque o clima da península Arábica, na época, não era desértico: esses pioneiros devem ter encontrado grandes savanas, repletas de grandes animais como gazelas, para a alegria dos bons caçadores. Se a comida era farta, por que eles teriam morrido fácil? A hipótese de guerra também não convence muito: não existem evidências de que outras espécies de hominídeos pudessem oferecer risco.

Os neandertais, por exemplo, viviam bem longe, perto da Europa. Justamente por ser uma região então mais úmida, é difícil acreditar que fósseis humanos de então possam ser encontrados hoje na região, trazendo mais informações sobre o que aconteceu com esse grupo. A umidade do solo não favorece a conservação dos ossos - por isso é difícil encontrar fósseis na Amazônia, por exemplo. Existe uma chance, então, de simplesmente não ser possível saber qual foi o destino daquelas pessoas.


Postado em 29 de janeiro de 2011

Aborto, cotas raciais e união gay vão à pauta do STF em fevereiro

Supremo Tribunal Federal


Ministros da Suprema Corte vão se debruçar sobre um lote de processos polêmicos

Ao retornar das férias, em fevereiro, os ministros do Supremo Tribunal Federal vão se debruçar sobre um lote de processos polêmicos. No gozo dos últimos dias de descanso, o decano do Supremo, Celso de Mello, falou à CRTV - uma 'WebTV' que opera em Tatuí (SP), cidade natal do ministro.

A certa altura, Celso de Mello listou os três temas que considera mais espinhosos: união civil entre homossexuais, aborto e cotas universitárias. Segundo ele, “um dos primeiros casos a ser julgados é o da união civil homossexual, a união civil gay”.

O caso teve origem numa ação movida pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Deu entrada no STF em março de 2008. No texto, Cabral anota que o Código Civil brasileiro reconhece como legítima a união estável entre casais heterossexuais.

Pede ao Supremo que estenda o mesmo regime jurídico aos servidores do Estado que vivem em “união homoafetiva”. O relator do processo é o ministro Carlos Ayres Britto. Prevê-se que dará razão a Cabral, igualando heterossexuais e homossexuais em direitos.

Chamado a opinar, o Ministério Público manifestou-se em julho de 2009. O parecer leva a assinatura da vice-procuradora-geral Deborah Duprat. Ela dá razão a Cabral: “A negativa do caráter familiar à união entre parceiros do mesmo sexo representa uma violência simbólica contra os homossexuais...”

Duprat pede que a decisão do STF não se restrinja ao âmbito do Rio. Reivindica que o tribunal dê ao pedido “caráter nacional”. Pede que os ministros declarem a “obrigatoriedade do reconhecimento, como entidade familiar, da união entre pessoas do mesmo sexo...”.“...Desde que atendidos os mesmos requisitos exigidos para a constituição da união estável entre homem e mulher”.

Por precaução, a Procuradoria da República ajuizou, ela própria, uma ação sobre o mesmo tema. Apenas para “assegurar que a eventual conclusão de procedência do pedido [de Cabral] assuma foro nacional”. Vai à pauta também, segundo Celso de Mello, “outro tema talvez mais delicado ainda, que envolve a questão do aborto”.

O processo trata do “problema da antecipação terapêutica do parto”. Celso de Mello esmiuçou: “Nós vamos dizer se a mulher tem ou não o direito de praticar esta antecipação terapêutica de parto, que nada mais é do que eufemismo para aborto...”. “...Na hipótese de um feto ser portador de anencefalia, vale dizer não ter cérebro ou ter desenvolvimento muito rudimentar do tecido cerebral”.

Neste caso, o relator é o ministro Marco Aurélio de Mello. A autora da ação é a CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde). Foi ajuizada em 2004. Celso de Mello incluiu ainda no rol dos processos polêmicos com julgamento previsto para 2011 ações que tratam de cotas universitárias (raciais e sociais). Há dois processos sobre o tema, ambos submetidos à relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Num, o DEM questiona a consticucionalidade do sistema de cotas raciais implantado na UnB (Universidade de Brasília). Noutro, o estudante Giovane Pasqualito Fialho contesta a reserva de vagas para alunos egressos do ensino público na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Giovane foi ao STF depois de ter sido reprovado num vestibular da universidade gaúcha. Obteve pontuação superior à de candidatos beneficiados pela cota social.

Nessas duas ações, o parecer do Ministério Público opinou a favor das cotas raciais e sociais. Considera que os dois sistemas não afrontam a Constituição. Em manifestações sobre o caso, Lewandowski esquivou-se de revelar pistas sobre o teor do voto que levará ao plenário. Disse, porém, que a deicsão que vier a ser tomada pelo Supremo terá de ser observada por todas as universidades brasileiras.


Postado em 27 de janeiro de 2011

Alice Maciel e Míria Mical assinam com a gravadora Patmos Music

Miria Mical e Alice Maciel na assinatura do contrato


Gravadora já vinha negociando com as cantoras e fechou contrato nesta semana

Pelo microblog Twitter, a Patmos Music confirmou, na manhã desta quinta-feira (27), que as cantoras Alice Maciel e a alagoana Míria Mical são as novas contratadas da gravadora. Este fato já havia sido publicado pelo Portal AD Alagoas na semana passada. A própria Mical, também pela rede social, postou que assinou o contrato esta semana e comemorou o fato. “Agora posso dizer a todos vcs que sou a mais nova contratada pela PATMOS MUSIC, uma gravadora compromissada com a obra de Deus”, tuitou Míria Mical.

A negociação com as duas cantoras já estava sendo feita há meses, mas somente no início desta semana o fato foi consumado entre as partes. Mical e Alice estiveram no Rio de Janeiro, onde se encontraram com a direção da Patmos Music e fecharam o negócio. A partir de agora, elas seguem carreira sob a batuta desta gravadora nacional, que pertence à Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) e produz os CDs e DVDs, entre outros, de Lília Paz e Victorino Silva.

Só para não confundir, as cantoras não vão formar uma dupla. Seus trabalhos serão lançados individualmente e com o mesmo estilo que já possuem para louvar ao Senhor.

Alice Maciel

Multiinstrumentista, cantora e compositora, “a nossa Alice Maciel" - como é carinhosamente chamada – atualmente congrega na Assembleia de Deus em Arcoverde, Pernambuco. Seguindo o estilo pentecostal, ao longo de sua carreira já gravou oito CDs e um DVD (ao vivo). “Foi tudo planejado pelo Senhor. Ele fez tudo isso na minha vida. Eu nem esperava. Quando me converti, queria servir ao Senhor, adorá-lo, não passava pela minha cabeça gravar CDs cristãos e muito menos um DVD”, diz Alice.

Testemunhos de milagres operados por Deus por meio deste ministério é o que não falta na vida da cantora: “Vi muitas pessoas se converterem ao Evangelho, afastados retornarem para o Senhor, muitas pessoas curadas e batizadas com o Espírito Santo. Por meio do hino “A Vitória de Ana”, ouvi diversos testemunhos de mulheres estéreis que passaram a acreditar que aquilo que o Senhor fez na vida desta personagem bíblica também poderia fazer nas delas também.

Para Alice Maciel estar na Patmos Music é o cumprimento das promessas de Deus em sua vida. “O Senhor está cumprindo suas promessas como Ele disse que faria, usando diversas pessoas para nos ajudar nesta grande missão de servi-lo através do Louvor”.

Míria Mical

Já com estilo pop e voz suave, Míria Mical, que louva ao Senhor desde pequena, tem em sua discografia sete CDs e um DVD - coletânea de seus melhores trabalhos. Escolhida “desde o ventre de sua mãe”, a cantora, que é filha do atual pastor da Assembleia de Deus, em Matriz de Camaragibe (Alagoas), já fez aberturas em shows de grandes nomes da música gospel, como Cassiane, Aline Barros, Toque no Altar, Fernanda Brum, Alex Gonzaga, entre outros.

Para Míria, a parceria com a gravadora contribuirá para que a Palavra de Deus cantada alcance um número muito maior de pessoas: “Veio para acrescentar meu ministério, abençoar ainda mais e, através desta maior divulgação, creio que mais vidas poderão ser alcançadas. São os sonhos de Deus se cumprindo”.

O gerente da Patmos Music, Geziel Damasceno, fala sobre as novas contratações: “Elas vêm para ratificar nosso compromisso em difundir a Palavra de Deus. Com a expansão do cast, ampliamos também o estilo musical da gravadora. São duas cantoras assembleianas, com perfis diferentes, mas que representam, com muita propriedade, a nossa Igreja. A Míria Mical é uma jovem que canta pop, dona de uma voz doce e melodiosa. Alice Maciel cumpre com muita personalidade o seu chamado, e seu estilo nos remete às raízes pentecostais. Ambas cumprem, com autoridade e firmeza, o papel de levar a mensagem do Evangelho e glorificam o nome do Senhor com suas vozes”.



Postado em 29 de janeiro de 2011

Após perseguição, missionária é morta a tiro no México

perseguição


Nancy Davis e seu marido foram perseguidos; ela foi atingida por bala na cabeça

A missionária americana Nancy Davis morreu na quarta-feira em McAllen, no Texas, após levar um tiro na cabeça em uma ponte em Ciudad Reynosa, no estado mexicano de Tamaulipas, na fronteira com o território americano. Nancy, de 59 anos, estava num carro, com seu marido, numa estrada próxima à cidade de San Fernando, quando uma caminhonete com homens armados começou a persegui-los, de acordo com um comunicado do Departamento de Polícia do condado de Pharr, no Texas.

"Os homens armados tentavam detê-los, e as vítimas aceleraram para tentar escapar", diz o comunicado. "Em um determinado momento, os homens dispararam em sua direção e uma bala atingiu a cabeça de Nancy Shuman Davis." O marido da missionária, Sam Davis, cruzou a ponte que passa sobre o Rio Grande e liga os dois países para levar a mulher ao hospital da localidade de McAllen. Não foi possível salvá-la: os médicos anunciaram sua morte cerca de uma hora e meia depois.

Biografia - Nascida em Ohio, a missionária tinha uma casa em Weslaco, no Texas, onde fundou com o marido uma associação missionária. Desde a década de 1970, Nancy passava a maior parte do seu tempo no México. O casal se dedicava a erguer igrejas sobretudo em áreas ao sul de Monterrey, e tinham uma segunda residência em Linares, no estado de Nuevo León, segundo explicou um amigo ao diário San Antonio Express.

O Departamento de Segurança Pública, Imigração e Fronteira do Texas, o FBI e o Escritório de Proteção de Fronteiras dos EUA estão colaborando com a polícia local e as autoridades mexicanas para resolver o caso. A Secretaria de Governo do México emitiu um breve comunicado lamentando o ataque. "O governo lamenta a morte da cidadã americana Nancy Davis, que atravessou do México aos Estados Unidos depois de ter sido ferida", dizia a nota.


Postado em 29 de janeiro de 2011

Cirurgia cerebral pode intensificar espiritualidade e fé dos pacientes

Ciência e Religião


Estudo foi desenvolvido pelo Universidade de Udine, na Itália

Operações nas regiões posteriores do cérebro costumam elevar sentimento de espiritualidade dos pacientes.

Vários distúrbios psiquiátricos estão vinculados a sentimentos de caráter religioso, e há hipóteses de que as pessoas tendem a ter uma visão mais espiritualizada do mundo após determinadas intervenções cirúrgicas no cérebro, como retirada de tumores benignos do lobo parietal e do occipital.

Para pesquisar o tema, o neurocientista Cosimo Urgesi, da Universidade de Udine, na Itália, realizou um estudo no qual os voluntários preenchiam diversos questionários sobre sua personalidade antes e depois da cirurgia.

Eles informaram, entre outras coisas, com que rapidez esqueciam o tempo e o espaço à sua volta durante uma atividade emocionante, se costumavam sentir-se parte de algo maior e quão religiosos eram.

Como demonstrou a análise das respostas, as operações nas regiões posteriores do cérebro – principalmente no córtex parietal inferior esquerdo e no giro angular direito – estavam associadas a uma elevação do sentimento de espiritualidade.

Entre as áreas mais estreitamente associadas à crença e à fé encontram-se regiões do córtex que também processam informações sobre percepção corporal, orientação espacial e alucinações sensoriais, o que pode ajudar a explicar a maior sensibilidade a questões ligadas à religião, já que múltiplos aspectos desempenham importante papel nas experiências extrassensoriais. O trabalho foi publicado no periódico Neuron.


Postado em 29 de janeiro de 2011

Postura dos telejornais em relação aos evangélicos é tema de pesquisa

Globo x Record: guerra de interesses


Jornal Nacional e Jornal da Record foram avaliados em tese de mestrado

Para a obtenção do mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a jornalista e pastora metodista ex-aluna da FaTeo Hideíde de Brito Torres desenvolveu pesquisa sobre as representações evangélicas encontradas em dois telejornais de grande audiência no país: o Jornal Nacional (da Rede Globo de Televisão) e o Jornal da Record (da Rede Record, vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus).

No trabalho intitulado O telejornalismo na construção da identidade religiosa, Hideíde investigou de que modo a televisão participa nos processos de construção das identidades evangélicas e de que maneira essas representações são percebidas por grupos de batistas e metodistas que residem numa cidade do interior de Minas Gerais (município de Cataguases).

Segundo a pesquisa, a percepção dos/as entrevistados/as é que interesses políticos e econômicos, entre outros, determinam a forma pela qual ambos os telejornais abordam os evangélicos. Tal percepção ocorre mesmo em relação à emissora vinculada a uma igreja. “O fato de ter vínculos com uma Igreja evangélica não torna a emissora ou o Jornal da Record imediatamente identificado com os grupos pesquisados”, diz a autora. “Estes evangélicos históricos também demonstraram, em difersos enunciados, não querer se identificar com os evangélicos que percebem na mídia. Têm resistência a ver seus eventos descritos como shows e preocupam-se em querer ser vistos de modo diferenciado”, afirma Hideíde.

Integrante da banca de examinadores, Magali do Nascimento Cunha, professora da FaTeo, destacou a relevância do tema pesquisado. “É muito importante termos um trabalho de qualidade na Área de Comunicação relacionado à religião, que foi além de tratar da produção de programação religiosa/evangélica, temática já bastante desenvolvida, e buscou compreender o lugar da religião no telejornalismo, e mais ainda, como esta abordagem tem sido recebida pela audiência evangélica. É uma importante contribuição que abre novos caminhos de pesquisa na relação mídia-religião”.


Postado em 29 de janeiro de 2011

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cristãos lutam por direitos funerários

NEPAL

NEPAL (*) - Três anos após a morte de um cristão que era capitão do Exército do Nepal, sua viúva, Gamala Guide, enfrenta recente tristeza. A sepultura de seu marido, Narayan Guide, está ameaçada de destruição, já que as autoridades mais poderosas do templo hindu do país reivindicam as terras de mata, onde ele está enterrado.

Pelo menos 200 sepulturas, muitas delas sem identificação devido ao medo dos cristãos de serem descobertas e destruídas, podem compartilhar do mesmo destino.
O Departamento Local de Fundação de Pashupatinath, que administra o templo de Pashupatinath, começou a renovar o santuário já que Nepal celebra 2011 como o "ano do turismo", e tem o objetivo de atrair um milhão de visitantes.

Ram Saran Chimoria, diretor do Departamento, disse que parte da floresta é também destinada para sepultamentos hindus, e que é "responsabilidade do governo arranjar cemitérios para colocar não hindus, e não do Departamento."

Cansada de descaso e de fazer pedidos ao governo para um cemitério oficial próprio, a comunidade cristã está agora em busca de medidas mais enérgicas.

"O Nepal tornou-se secular em 2006, e dois anos depois nós pedimos ao primeiro ministro, ao ministro da cultura e a principal agência dos direitos humanos no Nepal, dizendo que em uma democracia secular, os cristãos devem ter os mesmos direitos que os outros, e devem ter sepulturas próprias", declara C. B. Gahatraj, secretário geral de uma comissão cristã criada para fornecer recomendações ao Parlamento, que tem elaborado uma nova Constituição.

"Entendemos a posição do templo. Mas o Estado deve compreender como a nossa. ", afirma o Gahatraj.


Tradução: Carla Priscilla Silva

* Este país não se enquadra entre os 50 mais intolerantes ao cristianismo.



Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 27 de janeiro de 2011

Pastor iraniano é preso pelas autoridades locais

Pôr do sol no Irã


IRÃ (2º) - Behnam Irani é um pastor iraniano que foi condenado por "agir contra a Ordem" e preso pelas autoridades do Irã.

Jason DeMars da agência Present Truth Ministries disse a Assist News Service (ANS, sigla em inglês) que isso significa o pastor organizava reuniões domésticas e outras atividades cristãs.

Jason declarou a ANS: "Soube que em torno de 11h no Irã, o pastor foi convocado para uma reunião com o serviço de segurança e, posteriormente, foi preso."

O pastor Behnam é casado e pai de dois filhos.

Cristãos presos

No caso de Behrouz Sadegh-Khandjani, que está preso em Shiraz, Jason afirma que o julgamento será em 05 de fevereiro.

A mãe de Behrouz é originalmente do Congo e está incapaz de ter acesso aos serviços básicos no país, pois sua identificação foi levada pela polícia secreta.

Jason também confirma a permanência de Youcef Nadarkhani na prisão de Lakan, na província no norte do Irã.

"Seu status não mudou”, declara. “Ele continua sob pena de morte por apostasia. Ele espera que o Supremo Tribunal Federal derrube ou confirme a sentença.
Pedidos de oração

  • Ore pelo pastor Behnam Irani e sua libertação. Ore para que o Senhor o fortaleça e ele seja sal e luz ainda ali; ore por sua família, para que a paz de Deus os guarde e conforte.
  • Ore pela prisão de Behrouz Sadegh-Khandjani e por sua família, para que permaneçam firmes em Cristo e sejam guardadas de todo o mal.
  • Ore pelo governo iraniano, para que não seja instrumento de Satanás, mas sim de Deus para a salvação do povo.
  • Ore pelo julgamento de Behrouz Sadegh-Khandjani que será em 05 de fevereiro. Ore para que haja uma sentença favorável, segundo o coração de Deus. Ore pela mãe de Behrouz, para que, mesmo sem os documentos, milagrosamente ela tenha acesso aos serviços básicos e tenha a vida guardada pelo Senhor.
  • Ore por Youcef Nadarkhani, para que o Senhor conforte o seu coração e de sua família. Ore para que o Senhor intervenha e opere no coração das autoridades, e eles O conheçam.

Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 27 de janeiro de 2011

Na igreja, população da Brejal recebe atendimento de enfermagem e de visão

Mutirão de saúde beneficia comunidade da Vila Brejal


Projetos Glaucoma e de Enfermagem foram desenvolvidos no dia 22 e atendeu numa média de 100 pessoas

O pastor Manacés Lino observando uma das necessidades da comunidade em Vila Brejal teve a idéia de executar na igreja os projetos Glaucoma e Enfermagem. A finalidade era a de beneficiar a toda população do bairro.

A campanha realizada no sábado, dia 22 de janeiro, ocorreu durante todo o dia e atendeu uma média de 100 pessoas.

O projeto Glaucoma realizado pelo Instituto da Visão, coordenado pelo médico Carlos Amorim, tem o objetivo de detectar e tratar as pessoas afetadas pela doença. É importante saber que esse tipo de enfermidade é mais frequente em pessoas de raça negra, diabéticos e acima de 40 anos de idade. O mal é silencioso e quando surge não existe possibilidade de ser revertida. O tratamento, segundo os médicos, acontece enquanto o paciente tiver vida.

Cada pessoa que se consultou e foi detectada a doença recebeu colírios e fez o cadastro para que o instituto possa realizar o tratamento com uma consulta a cada três meses.

O projeto Enfermagem teve o apoio do enfermeiro Vagner Felisdorio que fez curativo e aferição da pressão arterial, orientando as pessoas com hipertensão ou com hipotensão a procurarem ajuda médica.








Postado em 27 de janeiro de 2011

Barack Obama à procura de uma igreja para congregar

Barack Obama em culto episcopal


Última aparição do presidente foi no domingo passado na Metropolitan African Methodist Episcopal Church

A família Obama ainda não encontrou uma igreja do seu agrado, depois de estar vivendo há dois anos em Washington. O inquilino da Casa Branca assistiu a sermões em seis congregações diferentes, a maioria delas afro-americanas, mas nenhuma o convenceu a convertê-las em seu lar espiritual.

A última aparição do presidente estadunidense e de sua família foi no domingo passado na Metropolitan African Methodist Episcopal Church, situada a poucos quarteirões da Casa Branca. A congregação foi o lugar no qual decidiram presenciar por ocasião da celebração do dia de homenagem a Martin Luther King, uma festa de repercussão nacional nos Estados Unidos.

A congregação se esforçou para fazer os Obama se sentirem como em casa e, ao final do sermão, se uniu para cantar “parabéns pra você” a Michelle, a primeira-dama, que no dia seguinte completaria 47 anos. A esposa do pastor da congregação, a reverenda Marie Braxton, disse olhando à primeira-dama: “Seria algo incrível se te unisses à nossa igreja, e eu seria tua pastora e tua amiga. E senhor presidente, encontraríamos algo para você fazer também”.

Durante mais de duas horas, a família presidencial participou de forma ativa na cerimônia, cantando, passando o objeto de recolhimento das doações, e escutando com atenção as notícias da congregação. Embora tenham se acomodado na Metropolitan a secretaria de imprensa reiterou, depois do culto, que a “política espiritual” dos Obama não havia mudado. “A primeira-família esteve encantada de visitar muitas congregações na região de Washington, e continuará orando em igrejas dos arredores da cidade”, declarou Kevin Lewis, porta-voz da Casa Branca a uma equipe de imprensa local. “Seguramente, anunciaremos quando eles tiverem tomado a decisão sobre uma igreja própria”.

Há um ano, o presidente realizou um discurso na Vermont Avenue Baptist Church, a igreja na qual Martin Luther King havia pregado durante o período do movimento pelos direitos civis dos afro-americanos. Obama também assistiu às celebrações em outras duas igrejas históricas da comunidade afro-americana, a Allen Chapel African Methodist Episcopalian Church e a 19th Street Baptist Church. Além disso, o presidente também visitou em numerosas ocasiões a Evergreen Chapel, em seu retiro de Camp David, e a Saint George Church, do outro lado da praça Lafayette, situada em frente à Casa Branca.

As aparições de Obama, em diversas igrejas, têm sido seguidas de perto pelos meios de comunicação depois que, em 2008, rompera com a Trinity United Church of Christ por causa do escândalo que provocou a publicação na imprensa de alguns dos discursos inflamados de seu pastor, o reverendo Jeremiah Wright.

O fato de que Obama não tenha encontrado uma igreja, e não assista com regularidade às reuniões, pode haver influenciado na confusão que reina entre um importante setor da opinião pública com respeito a sua fé religiosa, porque nos estudos muitos afirmam não saber se ele é cristão e uma minoria acredita que ele seja muçulmano.



Postado em 27 de janeiro de 2011

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More