quarta-feira, 5 de agosto de 2009

EDITORIAL




Como a mulher é tratada no islamismo


De acordo com a Bíblia sagrada, a mulher, tanto como o homem, faz parte de uma criação especial de Deus. No decorrer das escrituras, pode-se ver o agir de Deus através de muitas mulheres, Deus utilizou uma mulher como juíza, outra como pregadora e através também de Maria, Jesus Cristo, o filho de Deus, veio ao mundo. Logo se percebe que cada delas têm um significado especial para Deus.
Na doutrina islâmica a mulher geralmente sofre com as desigualdades, primeiramente porque a sura 4.34 (um capítulo do Alcorão) declara enfaticamente: “Os homens têm autoridade sobre as mulheres porque Alá fez um superior à outra", ou seja, em todo país muçulmano uma mulher sempre é tida como inferior ao homem, tanto na exposição de opiniões quanto no atendimento público e em outros inúmeros fatores. São obrigadas a usarem véus para cobrir os rostos, e estão expostas a severas punições caso esta ordem não seja obedecida.
No livro de Sahih Al Bukhari, que os muçulmanos consideram o livro mais autêntico depois do Alcorão, lemos: "Certa vez, o Apóstolo de Alá disse a um grupo de mulheres: ‘Não conheço ninguém mais deficiente em inteligência e religião do que vocês. Um homem prudente, sensível pode ser desencaminhado por qualquer uma de vocês’. As mulheres perguntaram: ‘Ó Apóstolo de Alá, qual a deficiência da nossa inteligência e da nossa religião?’ Ele disse: ‘Não é a evidência de duas mulheres igual ao testemunho de um homem?’ Elas responderam que sim. Ele disse: ‘Essa é a deficiência da sua inteligência’... ‘Não é verdade que as mulheres não podem orar nem jejuar durante a menstruação?’ As mulheres responderam que sim. Ele disse: ‘Essa é a deficiência da sua religião’".
No mesmo livro (Sahih Al Bukhari , Parte 1, Hadith N° 28), está afirmado: "A mulher é como uma costela; se você tentar endireitá-la, ela se quebra. Portanto, se você quer tirar proveito dela, faça-o mesmo sendo ela defeituosa".
Além do fato de serem menosprezadas e consideradas inferiores, as mulheres são obrigadas a usarem o véu e ainda têm de conviver com o fato absurdo de que um homem muçulmano pode ter até quatro esposas. Somos confrontados com estes fatos que nos mobiliza a uma busca maior em oração e intercessão por estas vidas, roguemos a Deus e Ele ouvirá nossas preces.


Postado em 05 de agosto de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More