quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Comunidade cristã teme nova onda de violência




IRAQUE (16º) - Mais assassinatos e sequestros têm afligido a comunidade cristã em Kirkuk, norte do Iraque. Sabah Daowd Askar, 55 anos, casado, e pai de três de crianças, foi morto na frente de sua casa, no distrito de Almas. Em outro incidente, um médico de 50 anos de idade foi sequestrado a caminho de casa. Fontes da agência AsiaNews na cidade falam sobre um “clima de medo” e temem um “novo êxodo em massa” de cristãos.

Sabah Daowd Askar foi morto porque “tentou impedir um sequestro”. O homem, cristão, viu quatro pessoas “raptarem uma criança muçulmana”. Ele tentou salvá-la, mas os “criminosos começaram a atirar”. “Ele era um empresário muito gentil e generoso”, disse uma fonte, que conhecia a vítima muito bem. Por causa de sua generosidade, ele tentou evitar o seqüestro de uma criança, “independente de sua religião ou comunidade a que pertencia”.

Samir Gorgia, 50, casado e com dois filhos, um menino e uma menina, foi sequestrado quando ia para casa. Durante o crime, um pedestre foi morto, também cristão. “Ele é uma pessoa conhecida. É um médico especialista, reconhecido e apreciado por todos” por sua dedicação ao trabalho.

Novamente “um clima de preocupação e medo” impera na comunidade cristã em Kirkuk, vítima da violência fundamentalista no passado. A fonte afirma que “a cidade tem vivido uma situação de instabilidade há algum tempo” e teme um novo êxodo em massa. “Apesar de alguns ataques, poucos fiéis deixaram a cidade, e muitas famílias retornaram. No entanto, esses últimos incidentes de violência geraram uma preocupação com o futuro”.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 19 de agosto de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More